segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A violência, definida como ato de violentar, empregar força física e coagir alguém, acontece de maneiras diversificadas de acordo com o meio em que está inserida. A violência urbana, por exemplo, não compreende apenas os crimes, mas todo o efeito que provocam sobre os indivíduos e as regras de convívio na cidade. Ela interfere no tecido social, prejudica a qualidade das relações sociais e corrói a qualidade de vida da população. O tráfico de drogas, considerado a ramificação mais visível do crime organizado, acentua esse quadro, sobretudo nas grandes e problemáticas periferias.
O livro “Os Insones” escrito por Tony Bellotto, conta a história de jovens de realidades diferentes. A trama se passa no Rio de Janeiro, entre o Morro do Café e os bairros nobres Leblon e Ipanema. O personagem Samora, era um rapaz negro de classe média alta, morador do Leblon que virou um idealista e decidiu mudar a sua vida e o mundo. Sofia era uma menina de classe média que morava em Ipanema, conhece Samora num encontro em Porto Alegre e depois de um tempo resolve sair de casa e se juntar a ele. No Morro do Café, se encontra Mara Maluca, dona do morro com muitas mortes em seu currículo, pois não permitia roubos e estupros em sua favela.
Samora vai para o morro e para conquistar a confiança de Mara Maluca chega a matar um homem que havia estuprado uma menina. Depois de algum tempo que ele foi morar na favela, Sofia vai ao seu encontro e atrai para o morro a atenção da polícia que estava a sua procura. A partir disso, os três, junto com alguns bandidos, realizam roubos e fogem para uma floresta perto do morro. Lá acontece um confronto entre eles e a polícia, no qual Mara Maluca morre, Samora é morto por um traficante da favela vizinha e Sofia é levada de volta para casa.
Aqui podia ser colocado a parte de impunidade da classe alta.Site onde foi retirado os dados do 1° parágrafo : http://www.serasaexperian.com.br/guiacontraviolencia/violencia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário